terça-feira, 9 de setembro de 2008

- Espírito da Guerra -

Óleo sobre resina acrílica em tela - 24x35 cm - 2003
Clique na imagem para ampliá-la
Hoje a pintura deste post é mais forte. Toda em alto relevo, esta tela retrata o "espírito" de uma guerra, expressando o ódio, a agonia, a ansiedade, o medo. Pra realçar mais este lado, imaginei que eu conseguiria melhor resultado em expressar tudo isso com um rosto saindo das chamas. É claro que eu nunca passei por uma guerra, mas a gente sempre fica imaginando o quão duro deve ser passar por um momento tão delicado assim.

Esta tela foi pintada no dia da invasão do Iraque pelos Estados Unidos. Com a denúncia forjada de que Saddan Hussein teria armas nucleares escondidas, ficou um clima no ar de que estaríamos a beira de uma terceira guerra mundial, que logo foi superada quando ficou claro que tudo aquilo não passava de um golpe baixo dos americanos em busca de petróleo, vingança, ou seja lá o que foi. A idéia principal do quadro é causar um choque à primeira vista.

Quando fiz esta pintura, não pensei em influências e em nada do tipo, mas observando melhor depois, ficou um ar de Edvard Munch na tela, inconscientemente, é claro. Na verdade esta pintura foi feita sobre a minha primeira pintura. Como eu sempre fui muito auto-crítico, não era de se esperar outra coisa que não minha insatisfação com minha primeira aventura com as tintas, ainda mais sem muita orientação. Acabou ficando abaixo do que eu pretendia e não houve dúvidas na hora de pintar outra coisa por cima.


Licença Creative Commons
Espírito da Guerra de Eduardo Cambuí Junior é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Unported.

2 comentários:

  1. Uma pintura com características de ódio, cores quentes, e uma reação de ferocidade humana, tal qual 'o grito'.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Malcriado, sua indicação para curtir as pinturas ao som de Floyd, é a melhor.
    Aliás, aproveito para dar mais algumas indicações:
    PFM
    SOLARIS
    QUELLA VECHIA LOCANDA
    CRUCIS
    DREAM TEACHER
    FOCCUS
    HERMETO
    EGBERTO
    INDEX
    QUATERNA REQUIEN
    TERRENO BALDIO
    ETC...


    ABRAÇOS.

    ResponderExcluir

Seu comentário será sempre bem-vindo. Assim que for possível, eu retorno! Não serão permitidos spams...