terça-feira, 16 de setembro de 2008

- Melancolia -

Tinta Nanquim - A3 - 2006
O trabalho de hoje é bem expressivo. Melancolia é um trabalho que foi muito bem sucedido e de uma produção bem simples, pintado apenas com uma cor (preto). Adoro pintar ou desenhar temas universais como este, pois conseguimos resultados muito melhores do que com qualquer outro. Não importa em qual lugar a pessoa esteja, de que lugar ela venha ou que língua ela fale... ao ver o desenho, ela vai entender perfeitamente do que se trata.


O desenho foi feito a partir de uma foto muito antiga de uma revista dos anos 70 que encontrei em casa, com algumas pequenas alterações. Sempre eu acabo mudando alguma coisa, porque a idéia de uma simples "cópia" não me agrada nada. Acho que neste desenho novamente mostra indícios da influência que o trabalho de Edward Hopper exerce sobre o meu.

Com a loucura da vida moderna cada dia mais automatizada e corrida, são mais e mais pessoas que entram de cabeça na melancolia, talvez por não perceber razões muito claras para sua própria existência e, muitas vezes, esse sentimento é amplificado pela solidão. E quanto maior a cidade, mais presente está a melancolia. É realmente muito fácil encontrar pessoas em todos os cantos do país que já passaram (ou passam) pela depressão. O contato parece estar cada vez mais distante.


Licença Creative Commons
Melancolia de Eduardo Cambuí Junior é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Unported.

5 comentários:

  1. São 3 horas da manhã. Mas como as coisas se acalmaram, fiz um post sobre um filme que todo mundo no mundo já viu e sempre vê de novo. Tirei aquele monte de flores e só deixei as do João. Esta postagem dá para ser bem apreciada.
    Um abraço,
    Renata
    wwwrenatacordeiro.blogspot.com
    Amigo, vc está lá

    ResponderExcluir
  2. Vou cometer um erro ao julgar, mas sem dúvida este é o mais expressivo entre suas obras, até agora postada.

    Malcriado, agradeço-lhe por lembrar de Munch, sua lembrança motivou-me a fazer uma homenagem a este grande pintor.
    Devido a isso, antecipei uma postagem, que iria publicá-la somente daqui ha alguns dias.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Malcriado, como diz Alceu Valença, "a solidão é féra a solidão devora..."

    ResponderExcluir
  4. boa noite! me chamo Ivna e sou atriz de teatro e no momento estou ensaiando uma peça chamada: melancolia. fazendo uma pesquisa sobre o tema achei seu blog e achei interessante seu desenho. meus parabéns..

    ResponderExcluir
  5. Olá, Ivna! A melancolia é sempre um tema muito interessante. Obrigado pelas palavras e volte sempre!

    ResponderExcluir

Seu comentário será sempre bem-vindo. Assim que for possível, eu retorno! Não serão permitidos spams...