segunda-feira, 20 de outubro de 2008

- A praia -

Pintura digital
Este post é dedicado ao meu amigo virtual, o "Mister" Sr. do Vale, mestre da pintura digital e dono do blog "Partículas do Sentido"!

Bom... a pintura digital não é uma especialidade minha. Esta imagem foi feita há mais ou menos 1 ano como uma brincadeira num tempo livre e acabou saindo além das expectativas. O conceito de arte digital é relativamente novo e que ainda não foi assimilado pelas pessoas, ainda que alguns sites como o DevianART tenham se empenhado em mudar esta realidade, mas concretamente, a arte digital é na prática algo não tão novo assim... afinal, o cinema, as animações, etc, são artes digitais.



O que populariza dentro da arte digital as pinturas e desenhos digitais são os programas de edição de imagem, muitos deles freeware (gratuitos) que dão a oportunidade para que as pessoas possam se aventurar nesse meio, com diversas possibilidades.

Neste caso específico, utilizei a versão freeware do formidável programa Art Rage Starter Edition, que dá a possibilidade de utilizar diversas ferramentas da pintura tradicional, como tinta em textura, giz pastel, giz de cera, etc. Realmente é uma ferramenta incrível.

Este desenho saiu como uma brincadeira, uma experiência para explorar as possibilidades do programa e me surpreendeu. Mas a minha praia não é essa... o meu negócio mesmo é a arte tradicional, o que não quer dizer que eu não vá dar uma passeada em outros campos.


Para baixar o programa Art Rage, clique no link referente ao programa no texto.

5 comentários:

  1. Que lindo, amigo. Mas se parece pouco com as obras do Sr. do Vale. Dá mais paz, é mais suave, não que eu não goste das obras dele, mas as cores são muito vibrantes.
    Vc é um sucesso!
    Um beijo,
    Renata

    ResponderExcluir
  2. Grande camarada esse Malcriado, que legal receber uma dedicatória...........Pintores, Poetas, Visionários, correi, pois estamos unidos em prol da arte livre.


    Neste seu quadro o interessante é que este recurso que você utilizou, dá um aspecto de pintura em tela.
    E por falar em tela, eu já me aventurei por estas bandas, mas me dei melhor com bico de pena, e posteriormente fiz alguma incursão com giz de cera e pastel, mas antes das pinturas digitais, eu procurava alguma coisa com fusão de cores, com canetas hidrocor, mas foi na pintura digital que descobri um mundo de cores até antes não vistos, e isso me fascina.

    Percebo que você faz vários experimentos em técnicas e temas, acho que isso agrega cada vez mais valor, pois o domínio total da técnica, dá asas a imaginação.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Quero agradecer-lhe o presente que aqui deixa a quem o deseje recolher...

    Acredite que o meu marido é designer gráfico, mas não prestou muita atenção quando lhe referi que gostaria de saber um pouco sobre arte digital, pintura, mais exactamente...é sem procurar que se encontra!

    Só queria dar-lhe um imenso abraço e um beijo!

    Obrigada pela partilha, é assim que se cresce...em união!

    BIA

    ResponderExcluir
  4. Como dizem, ficar de frente para o mar é como dar as costas ao mundo, esquecer as agruras e se aventurar no líquido amniótico do planeta, reconquistar a pureza e a liberdade primordial; e de lá, do mar, mirando a costa, somos novamente seduzidos, atraídos inexoravelmente ao nosso meio. Pelo menos temos a Arte pra nos alimentar.
    Um abraço, amigo, e até!

    ResponderExcluir
  5. Amigo, fiz postagem nova e pus essa sua linda obra. Vá conferir.
    Beijos,
    Renata

    ResponderExcluir

Seu comentário será sempre bem-vindo. Assim que for possível, eu retorno! Não serão permitidos spams...