sexta-feira, 5 de junho de 2009

- Observação -

Giz de Cera - Tamanho A4 - 2006

Este é mais um desenho da época em que eu desandei a fazer desenhos em giz de cera e, assim como o "Jovem Posando" do último post, este também exigiu bastante da minha imaginação na criação do personagem. Ao meu ver, o grande destaque deste desenho são os olhos marcantes, novamente. Sempre achei que num desenho, se os olhos do personagem não tivessem uma expressão boa o suficiente (algo que quase "fala"), o trabalho ficaria pelo meio do caminho... é preciso um olhar que nos chame a atenção, mesmo que aconteça do desenho não ter os olhos totalmente visíveis. A ideia deste desenho surgiu numa oportunidade que apareceu na época de fazer um mural, então fiz alguns esboços para ver o que ficava mais de acordo. Acabei deixando este pra uma outra oportunidade que até agora não apareceu.



A personagem do desenho aparece como se estivesse num super close de uma fotografia. Na época eu não tinha pensado em ninguém especial para servir como base do desenho, mas hoje eu acho que o jeito do olhar desta personagem lembra o da atriz Marilyn Monroe, por um mero acaso. Não que tenha qualquer semelhança física, mas sim o jeito. Explicando melhor: Marilyn tinha um olhar que misturava inocência, com um ar de escondido de menina travessa... mas sem ser vulgar. Não sei se ela era realmente assim, mas essa impressão fica clara pra mim e acho que é justamente nesse ponto em que as suas imitadoras pecam. Se enganam as mulheres que pensam que a sensualidade deliberadamente pode ser forçada... a sensualidade vem da sutileza dos pequenos detalhes, do jeito discreto de seduzir, enfim, nem todas as mulheres conseguem ser instintivamente sensuais. Muitas acabam caindo na vulgaridade quando tentam ser sensuais porque exageram... e em exagero, até água faz mal. E acho que Marilyn tinha esse jeito natural de sensualidade. Se olharmos fisicamente então, talvez Marilyn passasse despercebida se vivesse nos dias de hoje, mas sensualidade não depende necessariamente de um corpo impecável. É claro que eu não sou nenhum phd em estética ou em comportamento e nem tampouco tive a mínima oportunidade de conhecer a atriz (e posso estar redondamente enganado), mas isto parece ser muito claro ao meu ponto de vista. Mas em tempos de Pamela Anderson, Eguinha Pocotó, Mulher Melancia, Melão, Morango e o resto todo da feira, têmos que concordar que fica um pouco fora de rota querer encontrar uma sensualidade discreta, ainda mais no mundo do cinema e da TV.

Mas o nosso assunto aqui é pintura e desenho e, voltando ao assunto, o resultado final ficou bom, ainda que eu tenha que confessar que eu ainda mexeria em alguns detalhes hoje. Mas na conta final, ficou bom.


Licença Creative Commons
Observação de Eduardo Cambuí Junior é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Unported.

13 comentários:

  1. Edu, o desenho está lindo, a expressão do olhar fascina e os olhos em si têm, realmente, essa mistura de ingenuidade e travessura que lembram os olhos da Marilyn, coisa quase inencontrável hoje. Parabéns!
    Meu amigo, por acaso hoje estou na Net. Não tenho entrado todos os dias. Quando não entro, porque estou assumi um cargo de confiança no Governo que me demanda muito tempo, meu irmão publica as postagens para mim. Ou publico quando me levanto e comento os posts dos amigos, quando chego em casa tarde da noite, às 22 horas (às vezes, não agüento e depois de tomar banho, durmo).
    Não tenho mais tempo para nada, nem para comer. Mas trabalhar é preciso e quando o governo me ofereceu esse cargo bem remunerado não pude recusar.
    Mas sempre darei um jeito de vir aqui comentar as suas belas obras.
    E o meu retrato, é para quando? (Brincadeira, faça quando puder).
    Você recebeu o mail que lhe enviei sobre o Galeria ter sido escolhido pelo próprio Top Blog na categoria Variedades? A urna está no Blog, mas não sei como votar. Quando souber, eu o aviso.
    Um beijo e não sei quando volto aqui, estou feito louca, é muita responsabilidade.
    Beijos e parabéns por mais essa bela obra, que será postada na próxima edição do Galeria, afinal devemos homenagear os amigos em nossos posts. Os posts são feitos para os amigos.
    Um beijo,
    Renata

    ResponderExcluir
  2. Belíssima arte , adorei os detalhes da pupila dos olhos esta lindo de mais.
    Obrigada pelo carinho.
    Abraços,
    Cris

    ResponderExcluir
  3. Muito bem visto. De facto, hoje, a sensualidade, face ao instituído nos "media" é falsa. Mas é andar na rua e observar bem... As suas imagens possuem essa sensualidade. Não tem importância, mas corrijo eu, Poematar, sou masculino, não tem mal nenhum a referência feita no agradecimento pelo selo. Só um esclarecimento. Tudo de bom.

    ResponderExcluir
  4. Excelente, amigo!
    Está tudo perfeito, você é um ótimo artista plástico!
    Sobre Marilyn, recordo-me da entrevista de um jornalista brasileiro, talvez o único, que esteve face a face com a "deusa do glamour", ele relatou que a viu de rosto lavado e mesmo assim, ficou deslumbrado com sua pele, rosto, tudo. Principalmente com a sua simplicidade e educação. Tem um filme dela com Laurence Olivier (O Príncipe e a Plebéia) onde suas curvas ficam super delineadas nos seus vestidos. Dizem mesmo que os mesmos eram costurados no seu corpo. O pior foi a má fama que lhe deram de "louraburra", quando, na verdade, ela possuía a consciência aguçada sobre o seu verdadeiro papel na terra. Marilyn se compadecia e lutava até pela categoria dos fotógrafos...uma história muito complexa e cheia de mistérios, você sabe.
    Um domingo maravilhoso!!!Bjsssss

    ResponderExcluir
  5. Oi Edu, muito bom o teu trabalho.
    Ainda continuas praticando, ou estás "de licença"?
    Faça isso não. Você vai longe...!
    Bjão

    ResponderExcluir
  6. Respondendo:

    Renata: Obrigado pelas palavras! Fiquei muito contente em saber do seu trabalho... eu também estou numa correria maluca ultimamente e também estou tendo pouco tempo pra visitar o blog do pessoal e publicar aqui e no Arte de Quem. Daqui a pouco vou lá votar! Bjão!!!!

    Cris: Valeu Cris... Bjão!

    Poematar: Olá!! Que gafe a minha... é que, como não tem muita coisa no seu perfil, achei que você era mulher, afinal, na maioria das vezes os blogs do estilo do seu são de mulheres. Mas tá tudo bem!! Valeu (e desculpe de novo!)
    FaloU!

    Vanuza: Realmente esse estigma de loira burra pegou pra valer com ela, até mesmo para aqueles que nunca viram qualquer filme dela. Muito legal saber dessa curiosidade também... demais mesmo! Bjão!

    Cirandeira: Oláááá! Então... como tinha comentado acima, ultimamente eu ando numa correria maluca, considerando que aqui o São João é a principal data festiva do calendário. Há algum tempo tinha me batido uma onda de "preguiça artística" e não tava saindo nada, mas desde o começo deste ano as coisas felizmente mudaram. Agora mesmo estou pintando 3 telas nas horas vagas e me matando pra poder conciliar o trabalho com os serviços de arte que aparecem, como a encomenda de alguns murais na cidade, que logo logo eu devo publicar aqui no Arte por Parte. Bjão!

    ResponderExcluir
  7. A super Marilyn continua por aqui e quem mais poderia ser símbolo do amor? Só ela, que viveu e morreu em busca de carinho...

    Ah, tem um filme biográfico dela com a Mira Sorvino no papel principal e não faz feio, um bom roteiro, já viu? Pode ver sem susto. Valeu, amigo!!!Bjsss

    ResponderExcluir
  8. Respondendo:

    Vanuza:Poxa... que notícia boa! Não sabia desse filme. Tenho uma prima que é viciada em Marilyn e que vai ficar louca quando eu contar! rs
    Bjão!

    ResponderExcluir
  9. Edu:
    "Peguei" a sua obra FUTEBOL EM TARDE DE DOMINGO para pôr no post do GALERIA que estou preparando e devo publicar hoje ainda.
    Um beijo,
    Renata

    ResponderExcluir
  10. Edu:
    Quero convidá-lo a ir ao Galeria, onde publiquei a resenha de um filme cujo título é UMA JANELA PARA O AMOR no Brasil. Você já deve tê-lo visto, pois é um filme de 1985, dirigido por James Ivory e baseado no livro de E.M. Foster, A ROOM WITH A VIEW.
    No post, ainda damos um passeio por Veneza através de obras de pintores clássicos.
    Aproveito para divulgar que tenho um Blog coletivo, 2 portuguesas e 2 brasileiras, POESIA EM LÍNGUA PORTUGUESA:
    http://blogrenatapoesia.blogspot.com
    e eu tenho o MÁXIMAS:
    http://blogrenatamaximas.blogspot.com
    Mas vá primeiro ao GALERIA, depois, se quiser, vá conhecer os outros Blogs.
    Um abraço,
    Renata
    PS: Sua obra FUTEBOL EM TARDE DE DOMINGO está lá.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Edu:
    Hj, vc me comentou e hj eu publiquei lá no GALERIA sobre E O VENTO LEVOU... Tem o de sempre e uma obra sua, que eu não vou dizer qual é. Vai ter que ir lá e conferir.
    Beijos, querido,
    Renata

    ResponderExcluir
  12. Respondendo:

    Renata: Então, minha cara... como você pode perceber, estive num aperto danado de trabalho por aqui (o que é ótimo!). Nos dias do São João a prefeitura daqui me encomendou um mural que tomou todo o meu tempo e que logo publicarei aqui no Arte por parte. Pode pegar o que quiser... logo logo vai ter muita novidade na área.
    Bjão!

    ResponderExcluir
  13. Edu:
    Acabo de lhe mandar por e-mail o selo comemorativo das 45 000 visitas ao meu GALERIA. (se o mail não chegar, vá pegar no Galeria mesmo).
    Não o .desdenhe, foi o Tossan quem fez.
    Beijos,

    ResponderExcluir

Seu comentário será sempre bem-vindo. Assim que for possível, eu retorno! Não serão permitidos spams...