segunda-feira, 27 de julho de 2009

- Penumbra -

Acrílico sobre tela - 30 x 40 cm - 2009
Clique na imagem para ampliá-la
Finalmente, depois de um longo período resolvendo um monte de coisas que esta nossa vida moderna insiste em colocar na agenda, estou de volta para falar de mais um trabalho. Este, feito no início do ano, retrata um rosto em meio a penumbra, com um ar introspectivo e misterioso. No começo deste ano, resolvi pintar algumas coisas utilizando a tinta acrílica como forma de praticar mais com este tipo de material e assim, me exercitar também.


Como já tinha dito outras vezes aqui (e agora acho que foi mais de uma vez), trabalhar com a tinta acrílica é um processo meio desesperador para aqueles que estão acostumados com a comodidade da tinta a óleo, mas ao mesmo tempo é muito satisfatória por reproduzir os mesmos efeitos de textura, técnicas, além da vantagem de secar com muita rapidez. É claro que precisamos nos adaptar as características do material primeiro, nem que pra isto seja preciso recorrer a outros tipos de linguagem, como as histórias em quadrinhos, que são uma ótima saída. Esta ideia não é nada nova... basta lembrar do trabalho do artista Roy Liechtenstein, que usava e abusava disto.

Este trabalho tomou como base a capa do disco da cantora de MPB dos anos 70, Doris Monteiro, do álbum "Agora" de 1976. Utilizando três cores (azul, preto e branco), a pintura é simples e se vale de tracejados nas áreas de sombreamento, como acontece nos personagens das HQs, principalmente as antigas.


Licença Creative Commons
Penumbra de Eduardo Cambuí Junior é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Unported.

4 comentários:

  1. Ai, que eu não tenho mais tempo pra fazer as minhas artes! Não é que eu seja artista, sou arteira mesmo...tempo muito corrido, amigo!
    Seu trabalho é nota 1000, gosto demais!!!

    ResponderExcluir
  2. Edu, que obra bela! Gostei muito. Logo, começo a aparecer com mais freqüência. Espero que tenha recebido meu mail. O Galeria volta, mas só para quem merece...
    Beijos,

    ResponderExcluir
  3. Edu, de madrugada, fiz uma postagem e a sua arte coube como uma luva. Está no meu Blog EU, E DAÍ?:
    http://blogrenataeuedai.blogspot.com
    Apareça lá, se quiser, traga o poema para casa.
    Beijos,

    ResponderExcluir
  4. Olá Edu, finalmente "apareceste", hein? Estou vendo que que existem muitos trabalhos bons na "penumbra"! Teu trabalho em acrílica é tão bom quanto os outros a óleo. PARABÉNS!
    Prefiro trabalhar com a tinta acrílica, acho que dá menos trabalho e é menos tóxica.
    Bjão

    ResponderExcluir

Seu comentário será sempre bem-vindo. Assim que for possível, eu retorno! Não serão permitidos spams...