quinta-feira, 11 de novembro de 2010

- Fundação Cultural Professor Mota -

Acrílico sobre tela - 20 x 30 cm - 2010
Para ampliar, clique na imagem

Como o nome já sugere, a pintura de hoje retrata o prédio da Fundação Cultural Prof Mota, sediada no centro de Macaúbas e um marco histórico da cidade. A Fundação que está na ativa desde 1972 é uma das principais referências culturais do município. Dirigida pelo seu fundador e mantenedor, Prof Ático Villas Boas da Mota, (doutor em letras pela USP, escritor e pioneiro dos estudos da língua romena e ciganologia no Brasil), já foi palco do surgimento de vários grupos, associações e eventos, além de abrigar o Museu Regional de Macaúbas.


O local ainda preserva o conjunto arquitetônico original e o atual museu já serviu como sede da Casa da Câmara (antiga câmara de vereadores). Uma curiosidade ocorrida neste mesmo espaço foi a reforma feita por seu antigo proprietário (Hermelino Leão) no intuito de impressionar o bispo para ser a sede da Diocese da região, que acabou se instalando em Caetité mais tarde.
Fundação Cultural - Nanquim à bico de pena - tamanho A4 - 2010
Por conta de toda a sua história e da imponência da construção sobre a paisagem que infelizmente não resistiu a modernidade das épocas seguintes, achei que essa pintura seria algo legal de se fazer, também como forma de registrar um local que faz parte do meu convívio. A perspectiva, os detalhes da construção e o visível contraste entre o conjunto arquitetônico antigo com o prédio mais moderno (e convenhamos, um tanto feio) ao lado foi algo que achei interessante de se abordar.
Fotos da Fundação Cultural Professor Mota, em Macaúbas/BA
Como sempre costumo fazer com pinturas deste tipo, utilizei uma foto para servir como referência. Como eu já tinha tirado várias fotos deste prédio em diferentes ângulos, horários e épocas, eu tive uma gama enorme de possibilidades para escolher. Apesar de algumas pequenas falhas e pelo tamanho da tela, (que optei por ser pequena na idéia de fazer várias pinturas de tamanho similar de construções históricas daqui e compor uma série) o resultado até que ficou bom.


Licença Creative Commons
Fundação Cultural Professor Mota de Eduardo Cambuí Junior é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Unported.

5 comentários:

  1. Parabéns, Edu, ficou muito legal. A ideia de pintar o patrimõnio histórico da cidade é uma iniciativa também muito boa! Do jeito que o "progresso" vem avançando, se desaparecem as antigas construções, pelo menos restarão em telas, e que telas!

    Bjão

    ResponderExcluir
  2. Kra isso eh fantastico! Mistura de arte, cultura, historia... Very good!
    Abraços Cambui!

    ResponderExcluir
  3. oI PRECISO MUITO DE UMA FOTO DA SERRA DE CANABRAVA E DE SABER SOBRE OS TU´PINAES, SOU ´PINTORA
    OBRIGADA

    ResponderExcluir
  4. Marcelo Mota parabéns para toda Diretoria envolvida no projeto de pintura!!

    ResponderExcluir
  5. Olá, meu avô era baiano e morava na região de Macaúbas e Paratinga.
    Vieram para o sul por volta de 1930/40
    Queria muito saber sobre quem eram os primeiros habitantes da região
    Falam que meus antepassados eram Rosalina e Clemente e que ela
    era uma indígena de Canabrava
    Se puderem me ajudar agradeço
    Estou fazendo a árvore genealógica
    Sheilla - email : artesheilla@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Seu comentário será sempre bem-vindo. Assim que for possível, eu retorno! Não serão permitidos spams...