sexta-feira, 27 de março de 2009

- A Praia de Alexandria -

Giz de Cera - Tamanho A4 - 2006
Este desenho na verdade é um esboço pra uma pintura a óleo que foi encomendada, só que infelizmente não tirei a foto da pintura (que ficou muito melhor do que este desenho), mas como não tem cão, a gente caça com gato mesmo. A pessoa que me encomendou o quadro tinha em mente alguma coisa seguindo um padrão mais ou menos no estilo grego (o que levou um tempo pra mim entender o que isso significava). Depois dele me mostrar mais ou menos o que queria, quase que na mesma hora tive a idéia. Daí pra frente, foi um trabalho de pesquisa danado, mas deixando espaço pra imaginação trabalhar livre.

sexta-feira, 20 de março de 2009

- Memórias de Infância -

Giz de cera - Tamanho A4 - 2006
Estava olhando no arquivo do blog, antes de colocar este desenho e achei incrível eu ainda não ter postado este, que é um dos meus preferidos! Portanto, vamos corrigir o lapso... Este é um trabalho bem intimista, que é na verdade, praticamente uma cópia de uma foto antiga de família, com algumas mínimas alterações. Retrata eu (de camisa amarela, olhando o carrinho), meu pai e meus primos nos nossos passeios de fim de semana da minha infância, que geralmente eram para o mesmo lugar: o Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Como era quase todo final de semana "batendo o ponto" por lá, o parque acabou se transformando pra mim numa espécie de quintal de casa... e pra uma criança é sempre um prato cheio. A ponte de ferro, os playgrounds, o planetário, os aeromodelistas colocando suas miniaturas para voar (e os modelistas navais também), brincar de bola nos gramados, e etc... bons tempos estes!

segunda-feira, 9 de março de 2009

- Flerte -

Acrílico sobre tela - 70 x 60 cm - 2008

Mais uma pintura feita em tinta acrílica. Este foi um dos poucos trabalhos produzidos no ano passado, já buscando uma temática mais desprendida dos estilos anteriores, sem a preocupação com o retrato realista do personagem. Por conta da limitação da câmera (eu acho), a pintura ficou com uma cor diferente do normal, que notei principalmente no amarelo (que originalmente é amarelo de cádmio, mas aqui parece mais como um amarelo-limão).

quinta-feira, 5 de março de 2009

- Cantora -

Acrílico sobre tela - 40 x 50 cm - 2009
Pois é, caros leitores... confesso: ando meio relapso com o blog neste começo de ano, mas tem horas que bate aquela maresia, um desânimo com a "quase obrigação" de postar. Mas não é por falta de trabalho. Mas vamos ao que interessa!

A pintura de hoje é um trabalho com a tinta acrílica, que tem como principal vantagem a de secar rápido e como desvantagem, a de secar rápido. Explicando melhor, o trabalho secar rápido é bom pela facilidade de trabalhar com algumas técnicas, como o tom sobre tom, sem contar que podemos sair com o quadro de baixo do braço em pouquíssimo tempo sem sair todo pintado depois. A desvantagem da secagem rápida, por sua vez, é que exige muito da rapidez durante o trabalho e complica um pouco pro caso de alguma correção. Se alguém te interromper no meio da pintura então, é um problema! Para quem está acostumado a lidar com a tinta à óleo, isso se torna um incômodo, além de dificultar muito em algumas técnicas.