sexta-feira, 30 de setembro de 2011

- Natureza Morta com Frutas -

Giz pastel oleoso - Tamanho A4 - 2011
Clique na imagem para ampliá-la
Assim como foi na publicação "pai", este é um trabalho que fiz utilizando o giz pastel oleoso sobre o papel madeira, material incomum para este tipo de produção. Na verdade, o trabalho de hoje é um mero esboço para uma futura tela, que muito provavelmente sofrerá alterações e que será publicada aqui quando for concluída, mais a frente. O desenho de hoje inevitavelmente me faz tratar de um assunto que, para mim, é de extrema importância para um artista visual: referências. No meu simples entender, todo o artista visual que se preza precisa ter uma câmera fotográfica (nem que seja a câmera de um celular), seja para registrar seus trabalhos, fotografar uma infinidade de coisas que podem servir como referência para um futuro trabalho ou mesmo, para simplesmente ajudar em estudos. Naturalmente, é um costume que tenho e o desenho de hoje se serviu deste hábito.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

- Tensão -

Nanquim - Tamanho A4 - 2011
Para ampliar, clique na imagem

Houve um tempo em que o medo comum do homem era se tornar o prato principal de qualquer animal faminto na floresta. Depois foi o risco de ser escravizado por algum povo conquistador, que depois se tornou no medo de ser morto numa guerra e assim, com o passar do tempo, o medo foi mudando de rosto. Atualmente, acredito que o medo comum no Brasil é com a violência urbana... seja por um assalto, um sequestro, etc. O noticiário dos meios de comunicação, que visam prioritáriamente a busca pela atenção, só fazem aumentar a nossa paranóia com relação a tudo. Basta passar numa rua um pouco mais escura e deserta que o estado de alerta dispara... e tudo tende a piorar se algum personagem que faz parte de qualquer estereótipo suspeito entrar no nosso campo de visão. Neste momento, o medo assume o lugar de juiz e dá o veredito por antecipação, sem esperar pelas evidências. É exatamente disso que o desenho de hoje fala.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

- Pai -

Giz pastel oleoso - 27 x 35 cm - 2011
Para ampliar, clique na imagem

Há cerca de um ano, mais ou menos, decidi que eu iria explorar um pouco mais as possibilidades do giz pastel numa superfície diferente da tradicional, que geralmente é o papel canson pra mim. Ouvindo as pessoas, a gente descobre que tem muita gente que acha que o trabalho só pode ser feito no material apropriado. Pensar assim é o mesmo que achar que a pintura só deve ser feita em tela, por exemplo... é claro que o trabalho tende a ser desvalorizado numa eventual comercialização, mas nada impede que seja feito. A cada dia que passa, surgem diversos exemplos de obras reconhecidas que surgem feitas em materiais não-tradicionais. E pensando no que eu poderia utilizar no trabalho, uma idéia surgiu... desenhar com giz pastel em papel madeira pardo.