quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

- O Ensaio da Filarmônica -

 Acrílico sobre tela - 50 x 70 cm - 2021

Clique na imagem para ampliá-la

A música faz parte predominante em minha vida e ainda que eu não saiba tocar nenhum instrumento, são raros os meus dias em que não haja nenhuma música como trilha sonora de fundo, mesmo que por vezes seja um repertório repetido que passa por muitos estilos musicais. Esse gosto pela música foi uma herança do meu pai que, assim como eu, também não sabia tocar nada, mas que era um colecionador de um gosto bem eclético e que me influenciou a levar este hobby adiante. Em Macaúbas, a instituição cultural mais resistente, que mais gerou frutos e que até hoje segue sua insistente jornada é a Filarmônica Nossa Senhora da Imaculada Conceição, fundada em 1946 e que, pelas inúmeras dificuldades que enfrentou, sempre se manteve em caráter de resistência cultural, seja pelas mãos do seu maestro-patrono, o professor José Benedito do Amaral, ou pelas mãos dos seus ex-alunos que seguiram adiante com o legado. O tema da Filarmônica já foi abordado por mim em 2010, mas tinha sido numa tela pequena, rápida e que, portanto, merecia um tratamento melhor e por muito tempo a execução desta pintura foi adiada, até que 2021 me trouxe a disposição para colocá-la em prática, da forma mais representativa e que os moradores de Macaúbas estão acostumados a presenciar: através dos seus ensaios

domingo, 19 de dezembro de 2021

- Exposição Virtual "Salón Anual de Pintura" -


Na última sexta-feira, dia 17 de dezembro, teve início a exposição "Salón Anual de Pintura Online" com a organização da Galeria Goya, vinculado ao Foro Cultural Goya, na Cidade do México (México), da qual estou tendo a enorme honra de participar. Nesta exposição, estão 29 artistas de várias nacionalidades e todos eles detentores de enorme qualidade técnica. Além dos mexicanos que participam, também há artistas de Peru, Bolívia, Colômbia, Itália, Cuba, Venezuela, Alemanha, Rússia e eu representando o Brasil. A exposição vai de 17 de dezembro à 15 de janeiro e pode ser acessada no site da Galeria Goya e através de suas redes sociais, como Facebook e Instagram.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

- Ponto de Vista -

Acrílico sobre tela - 40 x 50 cm - 2021

Clique na imagem para ampliá-la

No começo de 2020, quando concluí a tela “Sem Rótulos”, que tratava da prática que muitos têm de rotular tudo, não demorou quase nada para vir à minha mente uma outra ideia de pintura e que era uma espécie de variação do tema, também partindo para uma abordagem mais ampla utilizando um objeto comum. Como já comentei por aqui em outras oportunidades, sempre que ideias para pinturas surgem eu escrevo elas da forma mais minuciosa possível para que depois, conforme surja a oportunidade e disposição para isso, eu consiga me lembrar de como a ideia chegou para mim quando anotei. É claro que algumas vezes a ideia se modifica, ideias melhores chegam na mente, mas em alguns casos permanecem da mesma forma. E agora neste fim de ano, finalmente veio a disposição para produzi-la e materializá-la em forma de arte. E afinal, o copo está meio cheio ou meio vazio?

terça-feira, 7 de dezembro de 2021

- Narciso Moderno -

Acrílico sobre tela - 70 x 70 cm - 2021

Para ampliar, clique na imagem

Como tinha comentado na publicação anterior, participei do 2º Simpósio Internacional Virtual de Escultura e Pintura “LiberARTE” de Buenos Aires e a participação no evento consistia em documentar em vídeo a produção de uma pintura ou escultura e mostrasse o resultado final até o fim do evento. E hoje, apresento o resultado que é a obra “Narciso moderno”, uma releitura da famosa obra “Narciso” de Caravaggio, que trata do mito de um rapaz muito belo que foi amaldiçoado pela deusa Nêmesis a se apaixonar por si próprio e, ao encontrar seu reflexo no lago, ficou tão fascinado que permaneceu admirando seu reflexo até definhar. Na minha versão, o personagem também se admira, fascinado por si próprio, mas a imagem atua como uma crítica a problemas modernos envolvendo a tecnologia, hiperexposição, vaidade e como os algoritmos das redes sociais usam isto para prenderem a atenção de tantos ‘Narcisos’ e assim, aumentar seu valor de mercado.