quarta-feira, 10 de abril de 2013

- Caravana de Camelos -

Acrílico sobre tela - 50 x 70 cm - 2013
Clique na imagem para ampliá-la
Normalmente, sou procurado pelas pessoas por aqui quando o assunto é pinturas em tela e eu mostro o acervo que eu tenho disponível na hora, quando estão dispostas a adquirir uma. Mas às vezes, surgem alguns que querem alguma coisa diferente e aí surgem as encomendas, que é justamente o caso desta pintura de hoje.


Esta em específico deu um pouco de trabalho e precisou de uma pesquisa de imagens. Por esta característica, chegar ao resultado final foi quase como um trabalho de colagem, buscando referencias para diferentes partes da pintura. E não tinha como ser diferente, afinal, encontrar uma caravana de camelos andando numa paisagem desértica no Brasil não é algo muito fácil de encontrar.


Tudo começou com a escolha da imagem, que a pessoa optou por uma caravana de camelos, mas esta em questão era em preto e branco. Me dispus então a fazê-la, mas com cores bem vivas e assim ficou acordado. Aí começou o trabalho... a fotografia escolhida da caravana foi tirada no Egito (infelizmente, não encontrei as referencias do autor desta foto) e publicada no livro "Atlas do Extraordinário - Prodígios da Natureza, vol. 1" (Ediciones del Prado). Busquei colocar esta caravana em perspectiva o máximo possível, descendo uma duna (que tomei como referência no que se refere as cores a partir de uma foto que encontrei num outro livro sobre o deserto da Líbia). Para o fundo, tomei como referência uma outra imagem encontrada na internet. Pronto... depois desta mescla de referências, entrou o meu desenho e a escolha das cores.

Um dos pontos altos desta tela foi a própria caravana de camelos que ficou numa perspectiva muito boa, ainda que discreta. Apesar de causar, numa primeira olhada, a impressão que a tela tem poucas cores, muitas cores se fundem. O céu, completamente sem nuvens, tem além de azul e branco, violeta, rosa e amarelo. A cor da areia das dunas foi um desafio a parte, principalmente aquelas que compõe a paisagem de fundo, muito pelo inconveniente das propriedades da tinta acrílica de secar muito rápido, já citado diversas vezes por aqui. Mas no final das contas o resultado agradou bastante (tanto ao contratante quanto o artista).


Licença Creative Commons
Caravana de Camelos de Eduardo Cambuí Junior é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

2 comentários:

  1. Trabalho excelente, Edu. PARABÉNS!
    Fiquei com vontade de acompanhar essa caravana deserto adentro!!!

    Bjus

    ResponderExcluir
  2. oi eduardo...
    parabéns pela criação, por tua técnica.. uma bela tela...
    beijos em teu malcriado coração...

    ResponderExcluir

Seu comentário será sempre bem-vindo. Assim que for possível, eu retorno! Não serão permitidos spams...