Quem é

Eduardo Cambuí Figueiredo Junior, nascido em São Paulo/SP, é um artista autodidata que desde 1994 dedica-se à pintura em tela,  desenho e escultura utilizando diferentes materiais e técnicas, sem esquecer do legado dos grandes mestres do passado, mas com um traço personalizado. Licenciado em Artes Visuais, sua característica principal é retratar cenas fugazes do dia-a-dia, a solidão das pessoas e suas relações, assim como a expressividade forte no semblante dos seus personagens, além de explorar criticamente alguns comportamentos e situações através de sua arte.

Desde cedo demonstrou grande facilidade para o desenho, o que naturalmente o levou a cursar na adolescência "desenho em quadrinhos e ilustração" na “Graphis – escola de desenho” em São Paulo, uma antiga escola profissionalizante livre do espanhol Luiz Huertas Diaz, um ex-ilustrador da Editora Abril na década de 60.

Desde 2000 vive em Macaúbas, pequena cidade do interior da Bahia, localizada na parte meridional da Chapada Diamantina. Em 2003, idealizou e organizou a I Semana de Artes de Macaúbas, primeira exposição coletiva de artes na história da cidade, apresentando trabalhos em conjunto com demais artistas do município, que mais tarde culminou com outras edições nos anos seguintes e participações de artistas de outras cidades do território da Bacia do Paramirim. Com o sucesso das exposições, fundou em 2004 a “APLAM – Associação dos Artistas Plásticos de Macaúbas / BA” promovendo além das exposições, cursos, discussões, debates, etc.


Exposições:

► Exposição Individual – Ícones da Música – Museu Regional de Macaúbas – Macaúbas (BA), em Outubro / Novembro de 2012.

► Exposição Coletiva – IV Semana de Artes de Macaúbas – Museu Regional de Macaúbas – Macaúbas (BA), em Maio de 2006.

► Exposição Coletiva – Mostra dos Artistas Plásticos de Macaúbas – Tribunal de Justiça do Estado da Bahia – Salvador (BA), em Março de 2006.

► Exposição Coletiva – I Mostra “Macaúbas 173 anos” – Museu Regional de Macaúbas – Macaúbas (BA), em Julho de 2005.

► Exposição Coletiva – III Semana de Artes de Macaúbas – Museu Regional de Macaúbas – Macaúbas (BA), em Fevereiro de 2005.

► Exposição Coletiva – II Semana de Artes de Macaúbas – Museu Regional de Macaúbas – Macaúbas (BA), em Março de 2004.

► Exposição Coletiva – Mostra “Os Universalistas de Macaúbas” – II Feira Agropecuária e Comércio de Macaúbas – Galpão da Algodoeira – Macaúbas (BA), em Outubro de 2003.

► Exposição Coletiva – I Semana de Artes de Macaúbas – Espaço Cultural “Tô Quentão” – Macaúbas (BA), em Janeiro de 2003.