quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

- Mãe -

Óleo sobre tela - 70 x 70 cm - 2010
Para ampliar, clique na imagem

Numa das últimas postagens, eu havia comentado sobre a inauguração do Centro Cultural José Benedito do Amaral em Macaúbas, obra que leva o nome do maestro fundador da Filarmônica Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Mas o que isso tem a ver com a obra de hoje? É que esta pintura de hoje foi apresentada ao público na noite da inauguração do Centro Cultural.


Há alguns anos atrás (mais precisamente, em 2007) um primo distante meu que trabalha no setor de saúde da cidade, me deu a idéia de pintar uma tela especialmente para a Casa da Gestante, uma casa de apoio à gestante criada pela prefeitura de Macaúbas, e doar esta pintura para a instituição. Achei ótima a idéia e me propus a pensar em algo que pudesse se encaixar com o tema. É claro que o tema só poderia ser a relação entre mãe e filho, mas a questão era: onde encontrar uma referência boa o suficiente para tal? Fui atrás das fotos antigas de casa que pudesse se encaixar no que eu queria, mas nada de achar... procurei em todo canto, com várias pessoas da família e com amigos, mas não encontrei nada que se encaixava com o que eu tinha na cabeça!

Um belo dia, quase cogitando pensar em outro tema, toquei no assunto com uma amiga de longa data sem maiores pretensões, comentei do propósito da pintura, da falta de referência, etc, e ela me falou que tinha umas fotos dela com sua filha e que se eu quisesse usar, poderia sem problemas (obrigado, Fran!!). Depois de tanto ver fotos que não estavam do modo como eu queria, achei que seria apenas mais algumas. Mas aí veio a surpresa! Uma das fotos se encaixou perfeitamente com o que eu pretendia. Pronto! Agora eu tinha a referência que precisava.

Ao começar a pintura, me preocupei basicamente em mudar alguns detalhes importantes... a foto seria apenas o modelo para a posição. Mudei a fisionomia dos personagens, mudei o fundo da pintura, mudei a roupa do bebê e até tentei mudar o sexo da criança, mas acabou ficando como menina mesmo. Além da relação mãe e filha, minha preocupação foi em transmitir com eficiência a alegria em ser mãe, principalmente por se tratar de uma pintura que ficará numa instituição de apoio a gestante, que convive com as expectativas do nascimento.

Solenidade de entrega da tela ao prefeito de Macaúbas
O resultado da pintura me agradou bastante. A pintura com figuras humanas tem quase sempre um grande potencial de expressão e especialmente nesta, os personagens se expressam com muita clareza, principalmente pelo olhar (no meu ponto de vista, é claro!). Tiveram alguns pequenos erros que observei mais tarde, mas no geral acredito que a pintura cumpriu e cumprirá muito bem o seu papel.


Na inauguração do Centro Cultural, além da tela deste post, foram doadas também a pintura "Mulher Cubista" e "Cachoeira II" de Iago Leão, um dos meus melhores ex-alunos de pintura.


Licença Creative Commons
Mãe de Eduardo Cambuí Junior é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Unported.

5 comentários:

  1. Belo trabalho, Edu.
    Parabéns por essa preocupação com tua comunidade,
    isso é muito legal mesmo!

    Abração

    ResponderExcluir
  2. Edu, que perfeição de traços, estás te aperfeiçoando cada vez mais. Os fotógrafos que
    se cuidem! :)

    beijooo

    ResponderExcluir
  3. olá meu malcriado amigo...
    uma bela tela !!! meus parabéns...
    não vi nada de erro na construção das imagens e em meu parecer, está perfeita... olhos nos olhos...
    ótimo...

    um bom final de semana e beijos em teu malcriado coração...

    ah... indico teu canal no meu espaço do youtube... veja se está certo...

    ResponderExcluir
  4. BElo post!!!

    Belo blog...

    Gostei muito, PArabéns...

    Virei aqui mais vezes...

    Convido vc a conhecer meu trabalho (poesia, teatro, música)

    FIcaria muito feliz... http://mailsonfurtado.com

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Edu...acabei de ver a tela juro que estou emocionada. Grande Beijo de sua amiga Fran.

    ResponderExcluir

Seu comentário será sempre bem-vindo. Assim que for possível, eu retorno! Não serão permitidos spams...