Óleo sobre tela - 20 x 30 cm - 2006
A pintura de hoje não é uma das minhas favoritas, talvez porque o desenho tenha saído um pouco estranho, desproporcional. Acredito que talvez tenha faltado um pouco de luz e sombra na toalha da personagem, pra minimizar essa impressão de desproporção. Mas apesar de não gostar desta pintura, gosto de algumas partes dela (só pra me contradizer) que por sua vez conseguem muito bem transmitir o que eu pretendia naquele momento.
Esta pintura, outro claramente inspirada no trabalho do pintor francês Edgard Degas, mostra todo o ritual feminino do pós-banho, costume que muitas mulheres tem de se "untar" de creme pra pele. Essa cena me faz lembrar de alguns bons momentos com uma ex namorada, que era exatamante assim e que fico me lembrando agora com um certo saudosismo, confesso!
Esta pintura, outro claramente inspirada no trabalho do pintor francês Edgard Degas, mostra todo o ritual feminino do pós-banho, costume que muitas mulheres tem de se "untar" de creme pra pele. Essa cena me faz lembrar de alguns bons momentos com uma ex namorada, que era exatamante assim e que fico me lembrando agora com um certo saudosismo, confesso!
A pintura desta tela foi muito complicada primeiro por causa do desenho. A posição da personagem central é bem difícil de se desenhar, assim como foi complicada também a composição das cores, já que desde o começo a idéia principal era não ter quaisquer detalhes de fundo, deixando a atenção única e exclusivamente na personagem, que parece levemente encabulada, como se o espectador estivesse presente naquele momento.
As cores foram escolhidas com cuidado, seguindo o padrão impressionista de sombras complementares. Explicando melhor o termo, esta é uma teoria muito usada pelo grande mestre Pierre Auguste Renoir. Eles, os pintores impressionistas, ao pintar ao ar livre observaram que as mudanças de luzes e de cores da natureza eram intensas e, utilizando apenas as cores complementares às que eram usadas em determinadas cores, estas serviam como sombras (ao invés do preto e do marrom), deixando a pintura mais clara também. "Mas que diabos são cores complementares, afinal??", vocês devem estar se perguntando agora. Lembram das cores primárias? São o vermelho, amarelo e azul, que quando duas dessas cores são misturadas, são formadas as cores secundárias (laranja, verde e roxo). Com isso, foi criado o círculo cromático (imagem ao lado) mostrando essa teoria de cores e neste círculo, cada cor do lado oposto da outra é a sua cor complementar, como, por exemplo, o roxo é a cor complementar do amarelo, assim como o laranja é a cor complementar do azul. No caso, para usar o método, Renoir usava a cor complementar mais próxima da tonalidade da cor básica (a cor real do objeto, também conhecido como meio-tom) do que queria pintar. Acho que ficou bem explicado.
Mas voltando ao assunto da tela do post, o fundo azul contrasta bem com o lençol alaranjado, com a toalha amarela chamando a atenção para a personagem, com os detalhes de sombra escurecidos com violeta e marrom (nesta parte, eu deliberadamente desobedeci o professor). Apesar de não ter ficado do jeito que eu pretendia e também ter servido como um "laboratório", algumas partes ficaram ótimas e me ajudaram bastante em trabalhos que vieram depois.
Depois do Banho II de Eduardo Cambuí Junior é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Unported.
Malcriado, também senti isso ao ver a imagem, parece um tanto desproporcional, mas que se dane a proporcionalidade, mas seguindo seus passos e vendo os detalhes em separado e "ouvindo" sua descrição, percebo detalhes bem delineados.
ResponderExcluirE essa coisa das cores, caramba, eu que pinto por intuição, agora frequentando sua casa, será que tornarei-me acadêmico? Se assim for, quero meu diploma ao final do curso gratís rsrsrsr.
Mas vamos falar sério, você mandou muito bem no poema Idílio, taí uma nova vertente de um artista de pincéis e letras.
Abraços.
Olá,
ResponderExcluirApesar do silêncio me tens a teu lado, admirando a tua arte que transpira e respira Luz e Sabedoria em carícias após o bando de uma mulher.
Divinamente brilhante estão todas!...
Primeiro compro umas de tuas preciosas telas, depois pensarei na hipótese de escrever um livro.
...
(a)braços,flores,girassóis:
Sr do Vale: Acho que se eu tivesse feito mais sombra no colo dela, essa impressão teria sumido (ou ficado menor). Sobre as cores, seu diploma depois eu te mando por e-mail (hehehehe)... se brincar, você até já se tornou um e nem se deu conta!!! hahaha
ResponderExcluirE finalmente, sobre o poema, é apenas um dos poucos momentos de inspiração literária, mas minha praia ainda é a pintura... Quem manja mesmo é a Lampejos aí em cima!!! rs
Lampejos: Valeu pelas palavras!!! Quando você for publicar o livro, me fala que eu participo com a ilustração, se você quiser!!
PS: Uêba... já arrumei uma compradora!!! hehehehe (brincadeirinha!)
Edu:
ResponderExcluirVou expõr esse seu lindo trabalho no Poemas e Canções, mas tem de aparecer lá.
beijos,
Renata
Oi! tdo bem? blog tb massa! belas imagens, refêrencias bacanas e textos bem legais, gostoso de ler, quanto à Nação Zumbi, sem sombras, a melhor banda em atividade do Brasil, bom, minha opinião, adorooooo! Pode estar certo que vou voltar no blog! gostei!
ResponderExcluirbjo
Edu
ResponderExcluirEstou aqui para lhe dizer que tenho mais um Blog, onde faço postagens de poesias traduzidas por mim, publicadas em livro ou inéditas.
O endereço do Blog é:
http://docesspoesias.blogspot.com
Apareça por lá.
Um beijo,
Renata
E vê se aparece no poemas e canções onde esse seu trabalho está exposto
Edu:
ResponderExcluirPostei no Galeria. Apareça. E não se esqueça de ir no Poemas e Canções:
http://poemasscancoes.blogspot.com e no doces poesias:
http://docesspoesias.blogspot.com
Um abraço,
Renata
Fantástica tua obra.
ResponderExcluirAbraços,
Cris
Belo blogue, belas obras. Qualquer peço-lhe umas obras para ilustrar poemas meus no meu espaço-blogue. Pode ser? Tudo de bom.
ResponderExcluirEdu:
ResponderExcluirFiz um post de Natal aos meus amigos e a citei expilicitamente e foram poucos os citados. Quero que vc vá lá e veja.
Um abraço,
Renata
PS: Está no poemas e canções
Renata: Pode deixar que eu vou dar um pulo por lá!
ResponderExcluirCris: Vindo de uma grande artista, o elogio vale ainda mais! Valeu, amiga!!!
Poematar: Obrigado pelas palavras... pode pegar, sem problemas! FaloU!
Edu:
ResponderExcluirPostei no Galeria. Como vc não tinha mais nenhuma obra inédita, não publiquei.
beijos e vá lá,
Rê
Obrigado pela visita. Continue postando aret tão boa. Tudo de bom.
ResponderExcluir