Óleo sobre tela - 40 x 90cm - 2006
![]() |
Clique na imagem para ampliá-la |
Normalmente, algumas pessoas me procuram para encomendar pinturas. Já vendi algumas dezenas de telas sem precisar morrer pra isso (morda-se de inveja, Van Gogh! rs) e sempre aparecia pedidos de rosas, copos de leite, etc, que eu fazia o possível para inventar alguma coisa bem diferente do usual e assim sair (ou fugir) da obviedade do tema. Naturalmente, os preços dos meus trabalhos são bem mais modestos (agora é a minha vez de sentir inveja de Van Gogh).
Até que um belo dia resolvi fazer uma série de telas sobre flores, mas do meu jeito. Se o povo queria flores, ía ter que prestar atenção e assim, foi uma saída bem original de pintar flores, saindo da mesmice do tema. Pra isso, pesquei um pouco da idéia básica das pinturas da norte-americana Georgia O'Keefe, que retratava suas flores de ângulos tão inusitados que mais pareciam pinturas abstratas. Partindo deste princípio, fiz a minha flor... e demorou pras pessoas entenderem o que era, o que já era esperado.
A flor da pintura é uma orquídea (eu acho... não sou muito com nomes de flores) vista bem de perto, praticamente por dentro. E pra fechar com chave de ouro, tomo como minhas as palavras de Picasso que dizia:
"Não, a pintura não é feita para decorar apartamentos. É um instrumento de guerra ofensiva e defensiva contra o inimigo"
(Pablo Picasso)

(Pablo Picasso)
Flora de Eduardo Cambuí Junior é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Unported.
Amigo:
ResponderExcluirNessa ânsia que toma conta de mim, sem ter notícias do meu irmão que está sendo operado há seis horas, tive tempo para fazer mais um post e duvido que vc tenha visto o filme. Apareça.
Um abraço,
Renata
wwwrenatacordeiro.blogspot.com
Vc está representado
Esse menino vai longe!
ResponderExcluirDeixa estar, Vincent, o ruivo holandês tá te "ouvindo" de onde estiver, risosss...Mas é verdade, o artista, de uma maneira geral, começa copiando os clássicos, depois, encontram seu próprio caminho...Sabe o que vi na sua orquídea? Uma parte do busto de mulher...Uma mulher-flor ou uma flor-mulher? Adorei!
Olha, sem briga: mas repare bem, a natureza não é tão óbvia...Bjssss
Escuta, Sr. "Cultura Malcriada", essa é a segunda vez e última que o convido par apreciar o meu post, onde vc está representado. Nunca vi um artista ter tão pouco apreço pela própria obra. O que vi neste post foi muito divertido.
ResponderExcluirUm beijo,
Renata
wwwrenatacordeiro.blogspot.com
Picasso e tua obra, lindo post
ResponderExcluirBeijos,
Cris
Meu amigo:
ResponderExcluirFiz novo post porque as coisas melhorara e muito E ouso dizer que é o melhor post que já fiz. Vc está representado. Não deixe de ir.
Um beijo,
Renata
wwwrenatacordeiro.blogspot.com
Vou colar o mesmo recado no outro Blog, ok?
Interessante este olhar diferente, chega quase ao monocromático.
ResponderExcluirE pensando bem, Teo é que tinha que aguentar as pirações do irmão, que ao invés de pintar algumas flores, pelo menos pra não passar fome, resolveu distorcer as paisagens.
Abraços.