sexta-feira, 26 de novembro de 2010

- Filarmônica N. Sra Imaculada Conceição -

Acrílico sobre tela - 20 x 30 cm - 2010
Para ampliar, clique na imagem

Desde a última postagem publicada aqui no "Arte por Parte", a idéia era a de colocar alguns trabalhos abordando o mesmo tema (a arquitetura macaubense) e consequentemente, a idéia esta semana era a de publicar esta pintura do prédio da Filarmônica. Amanhã, por uma feliz coincidência, será inaugurado aqui em Macaúbas o Centro Cultural José Benedito do Amaral, nome do maestro e fundador desta Filarmônica. Por essas e por outras, o post de hoje é providencial.

Uma das instituições mais bem sucedidas na cidade de Macaúbas é a Filarmônica Nossa Senhora da Imaculada Conceição, que funciona desde 1946, quase em caráter de resistência cultural. Resistência pelo fato da Filarmônica sobreviver este tempo todo com um mínimo de recursos, quase sempre pontuais. É um típico caso de empenho do seu falecido líder, o maestro José Benedito do Amaral e do interesse dos seus alunos e ex-alunos.


Dono de um ouvido afinadíssimo, o maestro tem diversas composições que hoje fazem parte do repertório da Filarmônica, e vez por outra eles as executam. A instituição ensina os princípios básicos da música para as gerações macaubenses que sempre se renovam. O prédio da Filarmônica, vizinho à casa do maestro, é um prédio histórico onde já foi a cadeia municipal e foi doada para a Filarmônica por iniciativa do ex prefeito João Sales, em 1996.

Este prédio foi escolhido como tema para a pintura, além do valor histórico para a cidade, pelo simples motivo da perspectiva da cena, que é muito boa e pelo caráter arquitetônico do imóvel, que se mantém até hoje.


Licença Creative Commons
Filarmônica N. Sra da Imaculada Conceição de Eduardo Cambuí Junior é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Unported.

2 comentários:

  1. olá, meu malcriado amigo...
    desculpe minha falta de comentários...
    o motivo: minha mudança para o litoral gaúcho... "rato de praia" em minha juventude, vou tentar ser o mesmo em minha velhice...(risos)...
    mas sempre visito teu blog, sorrateiramente, sem
    deixar vestígios...
    teu blog continua excelente, e tuas telas também...

    beijos em teu querido e malcriado coração...

    ResponderExcluir
  2. Belissima pintura! E uma boa aula de historia!
    Abraços

    ResponderExcluir

Seu comentário será sempre bem-vindo. Assim que for possível, eu retorno! Não serão permitidos spams...