terça-feira, 18 de dezembro de 2012

- Olhares -

Nanquim - Tamanho A4 - 2012
Clique na imagem para ampliá-la

A comunicação silenciosa e rápida que acontece entre meros olhares é uma coisa que eu sempre achei muito curiosa, ainda mais quando ela acontece entre estranhos. Por mais que nem sempre estejamos atentos a estes detalhes, todo mundo já passou por uma situação do tipo alguma vez e isto acontece todo dia, nos mais diferentes lugares. Quando acontece, fica a impressão de que a palavra se torna apenas um confirmador do que, no fundo, já sabemos. E acontece nos mais diversos ambientes também... na relação entre mãe e filho, entre vendedor e consumidor, entre amigos, entre adversários, entre colegas de trabalho, no trânsito, nas gentilezas do cotidiano, em situações de risco e principalmente nos flertes, que é o que foi retratado aqui.


O desenho foi feito com muitos detalhes através da técnica da hachura utilizando a caneta nanquim, seguindo a mesma linha de "Tensão" e "A despedida de Zé Lúcido do Baixio das Aroeiras". A cena deste trabalho se passa numa lanchonete, quando uma mulher que passa pelo local troca olhares com um rapaz que está sentado no balcão. Ao fundo, pela vidraça da lanchonete, é possível ver um carro estacionado, parte da rua e uma pessoa que passa pela calçada oposta. Na lanchonete, próximo ao rapaz que está com sua atenção toda voltada para a mulher, tem um rapaz entretido com seu lanche e outro que fala ao celular, ambos totalmente alheios ao que se passa.

Busquei enfatizar as expressões dos personagens que é o mais importante para o que a imagem busca expressar. Os olhos dos personagens principais foram levemente sombreados para chamar ainda mais a atenção de quem observa. Busquei destacar também a profundidade através do efeito de claro-escuro e acho que fui bem sucedido. Uma das minhas maiores preocupações neste trabalho era na parte da vidraça... era muito importante nesta parte ter profundidade, para não parecer apenas com uma imagem enquadrada na parede do estabelecimento.

Na verdade, assim como foi em "Tensão", este desenho foi apenas um esboço mais trabalhado para uma provável futura pintura, que não tem muitas garantias de que realmente seja feita... tem certas pinturas que a ideia da imagem surge, vai crescendo, amadurecendo, ganhando corpo e estes esboços que surgem fazem parte do provável início deste processo.


Licença Creative Commons
"Olhares" de Eduardo Cambuí Jr é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será sempre bem-vindo. Assim que for possível, eu retorno! Não serão permitidos spams...