quarta-feira, 8 de maio de 2013

- Borboleta na citronela -

Óleo sobre tela - 70 x 70 - 2013
Clique na imagem para ampliá-la
Sem dúvida, a natureza é uma fonte inesgotável para qualquer artista visual. As cores, texturas, perspectivas, contrastes e até mesmo as contradições que podemos encontrar, tudo é fonte para um trabalho legal e a pintura de hoje é um bom exemplo disto. Tem vezes que temos a impressão de que, para fazer uma boa pintura sobre natureza, é preciso ir longe em busca de uma bela cena... às vezes ela (a cena) está tão perto de nós, que chegamos a literalmente tropeçar nela. A pintura de hoje foi um desses casos!


Citronela
Estava eu no quintal de casa buscando algo pra fotografar com a minha máquina (então novíssima e eu estava à caça de fotos, para experimentar os recursos dela) e vejo a borboleta lá, pousada numa folha de citronela. A citronela é uma planta de origem asiática, muito conhecida hoje em dia por ser um repelente natural contra moscas e mosquitos (principalmente os mosquitos da dengue) e que possuem um cheiro agradável, apesar da planta não ser tão bonita. Foi a primeira foto da máquina e saiu muito boa, tanto que decidi pintá-la. Esta decisão veio como uma forma de auto-avaliação da minha técnica, que de uns meses pra cá eu venho repensando bastante, além da curiosidade da própria cena em si, considerando que a planta repele alguns insetos, mas a borboleta está lá sobre uma de suas folhas, bem tranquila.

Voltando a questão do tema, pintar animais é uma saída muito interessante, por conta das cores, expressão, textura, entre outras características. O grande porém, dependendo do animal que você pretende pintar, é conseguir tirar uma boa foto para servir de referência... isto, é claro, para o caso de você não estar levando em conta fuçar o Google em busca de uma imagem pronta, que é algo que eu não gosto muito, afinal, a criação deve vir desde a ideia inicial. Ainda que em Macaúbas tenhamos algum privilégio de encontrar belas cenas relativamente próximas de casa, a natureza oferece muitas possibilidades, seja no âmbito macro da coisa ou mesmo na perspectiva microscópica, que normalmente não prestamos muita atenção.

A pintura acabou sendo mais complicada na parte das folhas do que na parte do personagem principal (a borboleta), por causa das cores, texturas, sombras e sobreposições. Depois de um certo tempo da pintura, decidi não me apegar muito a foto (ainda que tenha ficado muito parecido) e deixar o instinto me guiar onde mexer ou não. Na pintura é normal buscarmos fontes de referências, mas também acontece muito do artista acabar se aprisionando na referência... é preciso estar ciente de que ela serve para te ajudar, mas você não precisa reproduzi-la exatamente como ela é. Vale lembrar que tudo depende do estilo que cada um escolhe para seguir, mas independente disto, o artista deve se ver como o criador diante da tela em branco que é o seu próprio mundo esperando para ser criado, ainda que vez por outra seja preciso recorrer às referências para que o resultado final seja um tanto coerente (ou não, caso este não seja o desejo do artista).

Ao meu ver, o grande êxito desta pintura foi a borboleta que acabou saindo muito boa, com as cores marcantes e o efeito da textura das asas saindo de acordo com as expectativas. A imagem é composta por alguns planos, evidenciados pelo jogo de claro-escuro, que ficaram muito bem distribuídos e ajudaram também a destacar ainda mais a borboleta na pintura. Se considerarmos as características repelentes da planta e do fato da borboleta estar repousando sobre ela, acredito que podemos inserir a simbologia da resistência do inseto perante as adversidades, ou, pensando mais além, a beleza que resiste à um cenário adverso. Se estou bem lembrado, esta foi a primeira pintura que fiz de um inseto, o que me fez pensar sobre fazer outras pinturas explorando o tema, baseadas em fotos antigas que eu tirei e que ficaram muito interessantes... mas por enquanto, é só uma ideia.



Licença Creative Commons
Borboleta na Citronela de Eduardo Cambuí Junior é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

4 comentários:

  1. Vc é uma artista incrível Edu... que perfeição!!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Ficou fantástica essa obra. Impressionante a sensação de dimensão que toda essa variação tonal proporciona.

    Cada visita sempre vale a pena... abraço.

    ResponderExcluir
  3. Valeu pelas palavras, pessoal... também gostei bastante do resultado!

    Falou!

    ResponderExcluir
  4. Estava visitando sua página que gosto muito e encontrei essa linda pintura, realmente a borboleta esta de mais. É maravilhoso quando artista transforma a natureza em arte.
    Bjs
    Cris

    ResponderExcluir

Seu comentário será sempre bem-vindo. Assim que for possível, eu retorno! Não serão permitidos spams...