Quem é

Foto: João Paulo Ferreira
Eduardo Cambuí Figueiredo Junior
 é um artista visual em atividade desde 1994 que dedica-se ao desenho, escultura e pintura em tela utilizando diferentes materiais e técnicas. Licenciado em Artes Visuais e pós-graduado em História da Arte, frequentou durante a adolescência o curso "desenho em quadrinhos e ilustração" na “Graphis – escola de desenho” em São Paulo, uma escola profissionalizante livre que está há mais de 50 anos no mercado, fundada pelo espanhol Luiz Huertas Diaz, ex-ilustrador da Editora Abril na década de 60. Em 2018 também agregou o título de escritor, lançando um livro de poesias ilustradas na 1ª Festa Literária de Macaúbas.

O traço marcante de seu trabalho artístico é buscar estabelecer uma crônica visual da atualidade se utilizando por vezes de representações de objetos comuns, paisagens, imagens da cultura pop, releituras de obras famosas, entre outras possibilidades, como forma de estimular uma reflexão crítica para assuntos contemporâneos, além de explorar diversos aspectos do comportamento humano, destacando a expressividade no semblante de seus personagens.

Foto: Taiana Oliveira

Nascido em São Paulo / SP, desde 2000 vive em Macaúbas, pequena cidade no interior da Bahia, localizada na parte meridional da Chapada Diamantina. Em 2012, foi contemplado no edital "Microprojetos Rio São Francisco" pela FUNARTE, onde realizou a exposição individual "Ícones da Música", com retratos de ícones da música mundial pintados em discos de vinil. Já participou de  algumas exposições no Estado da Bahia, assim como em exposições na Rússia, México e Argentina.



:::::::::::::::::::::::::: Exposições ::::::::::::::::::::::::::

 Exposição Virtual Coletiva – "11ª Coletiva Contemporânea EueArte 2022" – Galeria EueArte – Joinville / SC, de 05 de Março à 01 de Abril de 2022.

 Exposição Virtual Coletiva – "Salón Anual de Pintura" – Galeria Goya – Cidade do México (México), de 17 de dezembro de 2021 à 15 de Janeiro de 2022.

Exposição Coletiva 2º Simpósio Internacional Virtual de Escultura e Pintura – "LiberARTE" – Grupo Art en Vivo Internacional – Buenos Aires (Argentina), de 21 à 28 de Novembro de 2021.

► Exposição Virtual Coletiva – "Sin Etiquetas" – Projeto WOAF - Working on a Future – Cidade do México (México), de 9 de Maio à 29 de Agosto de 2021.

 Exposição Virtual Coletiva – Com os olhos de Ludmila – Centro Cultural Meridian – Moscou (Russia), Março de 2021.

 Exposição Individual – Expressões – Feira Agropecuária e de Comércio de Macaúbas – Macaúbas (BA), Outubro de 2019.

Exposição Coletiva – Arte de Perto – Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Paramirim – Macaúbas (BA), em Abril / Maio de 2014.

 Exposição Individual – Ícones da Música – Museu Regional de Macaúbas – Macaúbas (BA), em Outubro / Novembro de 2012.
(Contemplado no edital “Microprojetos Rio São Francisco” pela FUNARTE - Fundação Nacional de Artes)

Exposição Coletiva – IV Semana de Artes de Macaúbas – Museu Regional de Macaúbas – Macaúbas (BA), em Maio de 2006.

Exposição Coletiva – Mostra dos Artistas Plásticos de Macaúbas – Tribunal de Justiça do Estado da Bahia – Salvador (BA), em Março de 2006.

Exposição Coletiva – I Mostra “Macaúbas 173 anos” – Museu Regional de Macaúbas – Macaúbas (BA), em Julho de 2005.

Exposição Coletiva – III Semana de Artes de Macaúbas – Museu Regional de Macaúbas – Macaúbas (BA), em Fevereiro de 2005.

Exposição Coletiva – II Semana de Artes de Macaúbas – Museu Regional de Macaúbas – Macaúbas (BA), em Março de 2004.

Exposição Coletiva – Mostra “Os Universalistas de Macaúbas” – II Feira Agropecuária e Comércio de Macaúbas – Galpão da Algodoeira – Macaúbas (BA), em Outubro de 2003.

Exposição Coletiva – I Semana de Artes de Macaúbas – Espaço Cultural “Tô Quentão” – Macaúbas (BA), em Janeiro de 2003.