quarta-feira, 8 de outubro de 2008

- Cidade do interior à noite -

Óleo sobre tela - 20 x 30 - 2006
Esta é a pintura que eu tentei me aproximar do trabalho do grande mestre Van Gogh. É claro que ainda falta muita inspiração e transpiração pra chegar lá, mas esse primeiro resultado me agradou. Esta pequena tela também serviu como forma de partir justamente pra esse estilo de pintura, que é chamada de "empasto", que foi criada na época do impressionismo, onde as tintas são usadas muito grossas. Pra mim é muito complicado conseguir bons resultados com pinturas do tipo porque exige que nós façamos com que uma cena real se torne levemente abstrata, o que comigo acontece exatamente o oposto... naturalmente eu busco definir os motivos com pinturas quase fotográficas, sem deixar as marcas do pincél.



A cena retrata a rua Rui Barbosa na cidade de Macaúbas /BA, mas na década de 60 mais ou menos, ainda que não muito fiel ao que era. Como eu não sabia as cores das casas da época e também não estava com muita paciência de pesquisar isso (além de ter quase certeza de que não tinha muita variedade de cores na época), resolvi pintá-las como achei melhor. O céu me agradou muito, assim como as luzes dos postes. Novamente o tamanho da tela me frustou um pouco e o que começou como um artifício de segurança pra fazer experiências, acabou se tornando uma punição, depois de ver o resultado final. Mas valeu a pena, de qualquer forma!


Licença Creative Commons
Cidade do Interior à Noite de Eduardo Cambuí Junior é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Unported.

5 comentários:

  1. Olá,

    Quanta preciosidade...


    Falta-te muito pouco... para igualares a esse “grande mestre”

    Gostei de todas as tuas obras... é de um realismo total!
    .... Gostei especialmente da “Píer” sentir uma imensa tranqüilidade e uma maravilhosa magia.

    Obrigada pela visita:)

    Receba meu carinho e admiração!....

    Apareça mais....


    (a)braços,flores,girassóis :)

    ResponderExcluir
  2. O golpe foi muito duro amigo, mas como eu disse no meu Blog, estou recolhida, mas não morta, nem tampouco vencida. Aos poucos, vou retomar as resenhas e vou parar por aí. Vou pegar um trabalho seu e pôr lá, ok? Adoro o seu trabalho. Você faria um retrato meu um dia? Que audácia, mulher!
    Renata

    ResponderExcluir
  3. Tua arte é perfeita.
    Lindo fim de semana
    Cris

    ResponderExcluir
  4. Oi, amigo:
    Vim dar-lhe a boa nova de que voltei a escrever sobre filmes, como fazia antes e desejar-lhe um feliz dia das crianças.
    Um beijo,
    Renata

    ResponderExcluir
  5. Essa "Cidade do Interior" eu não tinha visto e retrata bem o casario, principalmente, nordestino. Parabéns!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário será sempre bem-vindo. Assim que for possível, eu retorno! Não serão permitidos spams...