segunda-feira, 1 de março de 2010

- Paisagem Espacial -

Neste ano que começou, confesso que estou postando menos do que o costume. Acredito que foi porque bateu uma canseira de ficar falando só do meu trabalho (afinal, o Arte por Parte na verdade é uma espécie de show-room da minha produção) e esse egocentrismo não é a minha praia, o que naturalmente me fez direcionar mais os meus esforços para o Arte de Quem?, que é meu o outro blog que trata de assuntos diversos, com foco nos vídeos que encontramos pela internet. Observando essa coisa de falar de si próprio e da obra, acabou me deixando um pouco desanimado com este blog... "até as pessoas acabam ficando entendiadas com essa ladainha", pensei. Mas aí entrou em questão uma observação repentina: dos blogs existentes, acredito que a maioria seja (pelo menos um pouco) desta mesma forma. Então, deixando essa paranóia filosófica de lado, vamos a mais um trabalho:

Óleo sobre tela - 90 x 70 cm - 2003
Clique na imagem para ampliá-la
No filme "Contato", adaptado do romance homônimo do genial Carl Sagan, a personagem principal da trama (interpretada por Jodie Foster), na sua viagem espacial observa embasbacada a imagem de uma nebulosa e fala diversas vezes que de tão belo, parecia uma pintura (ou algo parecido com isso, não me lembro muito bem agora).
Na época eu me lembro que fiquei pensando muito no assunto e cheguei a conclusão que na verdade, não é algo muito comum ver pinturas de cenas espaciais em telas... e olha que o Hubble encheu o arquivo de fotos belíssimas de estrelas, nebulosas, planetas, etc. Daí a veio a principal motivação para pintar o tema, que também me prende a atenção, afinal, nos considerar os únicos seres vivos inteligentes no universo "seria um enorme disperdício de espaço", como é citado algumas vezes no mesmo filme.


A pintura retrata uma parte do planeta Terra, da Lua e do espaço. O tamanho da tela ajuda a realçar a dramaticidade da pintura que chama muito a atenção. Como já havia dito aqui em outras oportunidades, pintar numa tela grande (ainda que esta pintura não tenha sido pintada numa tela tão grande como mereceria ser), a experiência para quem observa é outra... é como se sentir parte da pintura! Quase a mesma coisa de assistir um filme 3D numa tela minúscula.


Ao meu ver, o que mais chama a atenção no quadro são as estrelas, onde consegui dar um efeito de brilho muito legal. Ainda tenho a pretensão de fazer outras telas sobre o tema, se possível em tamanhos maiores. Com todos os problemas que o nosso planeta vem enfrentando por conta das mudanças climáticas provocadas pelo aquecimento global, é muito provável que o espaço seja o nosso quintal do amanhã... será?


Licença Creative Commons
Paisagem Espacial de Eduardo Cambuí Junior é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Unported.

5 comentários:

  1. Não, Edú! O que chama a atenção é o brilho que você põe nas estrelas. E continue com a sua pretensão, porque do jeito que vai, logo logo você produzirá xxx telas sobre o tema. A sua Arte faz Parte para que o Nosso Mundo melhore e se aprimore*
    Show!
    Chuva de confetes para o amigo!
    Faça o favor de ser sempre maravilhoso!!!
    Renata

    ResponderExcluir
  2. Respondendo:

    Renata: Oi Rê! Mais uma vez, obrigado pelas palavras e pela força. Acho que por melhor que estejamos nos saindo, é sempre bom procurar melhorar ainda mais. Valeuuu!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Edu, acho que a decisão está em ti...Se queres priorizar o outro blog, qual é o problema?
    Quanto às tuas pinturas, talvez estejas meio sem saco para criar novas telas. Isso também acontece a qualquer um de nós. É perfeitamente
    natural te dares um tempo, porque não é legal fazermos algo sem motivação. E se tens um acervo
    grande, para nos mostrar, qual é o problema?
    Só depende de ti, né não?
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Respondendo:

    Cirandeira: Oi, Maria! Concordo com você! O problema em questão não foi bem priorizar ou não o outro blog, mas a momentânea falta de motivação para postar neste... na verdade, foi um "5 minutos" de desabafo rápido. Já passou! Sobre as pinturas, ainda tem bastante sim, inclusive algumas novas. Logo mais coloco por aqui! Bjão!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Edu, que bom que voltaste! Parece que essas férias te fizeram muito bem, estás bem animado.
    Acho ótimo que continues a nos mostrar teus trabalhos, são tão bons, e se vem novidades, melhor ainda!
    Bjão

    ResponderExcluir

Seu comentário será sempre bem-vindo. Assim que for possível, eu retorno! Não serão permitidos spams...