segunda-feira, 18 de novembro de 2024

- Plano Humanitário em Gaza -

Acrílico sobre papel – 30 x 42 cm - 2024

Clique na imagem para ampliá-la

Na constante ameaça que o mundo vive de uma guerra mundial, mais um capítulo preocupante foi adicionado, que é a guerra Israel x Hamas, iniciada em 7 de outubro de 2023 com a ação do grupo fundamentalista islâmico palestino Hamas em Israel. Combatentes do Hamas atacaram postos militares, colônias agrícolas e um festival de música, deixando 1,2 mil mortos (em sua maioria, civis) e fazendo por volta de 240 reféns na época. A resposta de Israel foi uma ofensiva pesada e absurdamente desproporcional que causou, segundo estimativas do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), o deslocamento de mais de 330 mil pessoas. A arte de hoje é sobre a atuação do governo de Israel na Cisjordânia, que em resposta ao ataque terrorista sofrido, vem causando também o terror, passando por cima de acordos internacionais, cometendo crimes de guerra, atacando hospitais e vitimando sobretudo mulheres e crianças, dando sempre a desculpa de que buscam integrantes do Hamas. 

O processo artístico

Destruição por bombardeios israelenses em Jabalia
Imagem: Anas al-Shareef -- 11.out.23/Reuters

Neste complicado cenário global, a paz mundial parece estar a cada dia mais ameaçada e a sombra de uma guerra mundial perigosamente vai tomando forma, ano após ano. Israel sofreu um duro ataque terrorista promovido pelo grupo Hamas em outubro de 2023 e uma resposta a este ataque era esperada pela comunidade internacional, mas há muito tempo que esta resposta ultrapassou os limites éticos e o governo de Israel não dá quaisquer sinais de que pretende interromper suas ofensivas, estendendo a resposta para a vizinhança. 

Assim como aconteceu quando fiz a arte “Panela de Pressão” sobre a guerra na Ucrânia, também me senti na obrigação de tratar sobre este triste capítulo de nossa realidade. O título que dei para esta arte carrega uma clara ironia, baseada em discursos do governo de Israel desde que teve início o conflito, onde a retórica parecia estar descolada da realidade, com várias contradições entre o que era dito e o que era feito. Como já disse em outras oportunidades, retratar estes eventos contemporâneos é uma forma de registro de uma época através da arte e sempre será importante. Até o momento, não há qualquer sinal de que este conflito chegará ao fim, uma vez que Israel vem estendendo suas ações ao Líbano e Irã.


Referências Artísticas

É claro que para tratar minimamente sobre estes assuntos, é preciso estar muito informado sobre eles e acompanhar o desenrolar dos fatos. Quando surge a ideia de uma arte assim, muitas vezes essa ideia vem e eu vou refletindo sobre ela, que vai ganhando forma e corpo. Em algumas delas, leva algum tempo até finalmente ganhar forma ou, em casos mais raros, a ideia inicial já chega como a definitiva. No caso desta arte, a ideia veio praticamente pronta observando o massacre promovido pelo exército israelense, sobretudo após a divulgação das imagens do ataque ocorrido em 29 de fevereiro de 2024 contra um comboio de ajuda humanitária durante a distribuição de comida, que matou mais de 100 pessoas e deixaram outras centenas de feridos. A imagens feitas por drones, mostram as pessoas em solo como se fossem formigas sendo aniquiladas, sem nenhuma piedade, e tiveram grande repercussão. A realidade, nua e crua, acabou sendo a maior referência para retratar este massacre.

A Obra

Este trabalho tinha como meta principal deixar bem evidente o massacre em curso e a diferença desproporcional de forças em ação e acredito que alcançou este objetivo. O trabalho de pesquisa das referências dos elementos da cena foi bastante amplo, como os retratar os coturnos usados pelo exército israelita, o cenário local, como se comporta uma multidão agrupada e a variação da coloração de roupas usadas, a dramaticidade do gestual das pessoas, entre tantas outras pequenas coisinhas que compõe toda a cena. Por conta desta pesquisa, tomei conhecimento que atualmente a variação de cores das roupas tem sido menor do que antes devido a padronização mercadológica, levando em conta que produzir e vender em escala se torna mais difícil com variação grande de cores.


No final, acredito que esta imagem conseguiu transmitir sua mensagem, esperando sinceramente que não seja mais necessário criar outras obras do tipo no futuro, na esperança que as nações aprendam a coexistir pacífica e diplomaticamente daqui pra frente, porque, afinal, só há um planeta para chamarmos de lar.


Imagens: Google


------------------------------------------  /  /  ------------------------------------------


Referências bibliográficas:

ATAQUE DO HAMAS A ISRAEL EM 2023. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2024. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ataque_do_Hamas_a_Israel_em_2023&oldid=67871794>. Acesso em: 30 abr. 2024.


COUNTING THE DEAD IN GAZA: DIFFICULT BUT ESSENTIAL. In: The Lancet.com. 2024. Disponível em: <https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(24)01169-3/fulltext>. Acesso em 29 julho 2024.


GUERRA DE ISRAEL: MAIS DE 330 MIL PESSOAS FORAM DESLOCADAS EM GAZA DEVIDO BOMBARDEIOS, DIZ ONU. In: CNN Brasil. 2024. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/guerra-de-israel-mais-de-330-mil-pessoas-foram-deslocadas-em-gaza-devido-bombardeios-diz-onu/> . Acesso em 17/11/2024


HAMAS ACUSA ISRAEL DE MATAR CENTENAS EM FILA; BIDEN VÊ TRÉGUA EM RISCO. In: Metrópoles. 2024. Disponível em: <https://www.metropoles.com/mundo/hamas-acusa-israel-de-matar-centenas-em-fila-biden-ve-tregua-em-risco>. Acesso em 17/11/2024


HAMAS DIZ QUE ATAQUE DE 7 DE OUTUBRO ERA NECESSÁRIO CONTRA ISRAEL, MAS AFIRMA QUE 'CAOS' LEVOU A 'FALHAS'. In: Globo.com com agências internacionais. Cidade de Gaza, 2024. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2024/01/21/hamas-diz-que-ataque-de-7-de-outubro-era-necessario-contra-israel-mas-admite-que-caos-levou-a-falhas.ghtml> . Acesso em 29 julho 2024.


ISRAEL PROPÕE “BOLSÕES HUMANITÁRIOS” GOVERNADOS POR PALESTINOS EM GAZA. In: CNN Brasil. 2024. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/israel-propoe-bolsoes-humanitarios-governados-por-palestinos-em-gaza/> . Acesso em 17/11/2024




"Plano Humanitário em Gaza" by Eduardo Cambuí Junior is licensed under CC BY-ND 4.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será sempre bem-vindo. Assim que for possível, eu retorno! Não serão permitidos spams...