quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

- Distorção de Realidade -

Acrílico sobre tela – 50 x 70 cm - 2024

Clique na imagem para ampliá-la

Terminada a minha participação no 5º Simpósio Internacional Virtual de Escultura e Pintura "Arte e Amor" 2024, o resultado foi esta pintura que intitulei "Distorção de Realidade", que trata dos problemas que o amplo uso de redes sociais vem causando, em diferentes níveis, na sociedade. Com o surgimento destes meios de comunicação, naturalmente houveram diversos benefícios, como a conexão global das pessoas e a dinamização da comunicação, mas trouxe também contratempos consideráveis como a difusão de desinformação e discursos de ódio. A impressão que fica, é que muitas pessoas estão tendo sérias dificuldades em enxergar o cenário real, como se estivessem vendo o mundo pelas lentes de um caleidoscópio, que foi o que busquei colocar nesta imagem.

O processo artístico

Trabalho em produção
No Simpósio Internacional Virtual de Escultura e Pintura, organizado pelo grupo ArtEnVivo, a proposta é criar uma obra inédita no decorrer de uma semana, em que cada artista fica incumbido de registrar diariamente em vídeo o processo artístico em andamento. Esta foi minha 4ª participação e, apesar de a cada ano o evento ter um título, o tema para as obras apresentadas são livres. Como uma das características do meu trabalho em arte é também buscar traduzir em imagem o que percebo que está acontecendo (seja a minha volta ou pelo mundo), isto faz com que eu fique bastante atento as notícias, assim como também no comportamento das pessoas. Nos últimos tempos, vem me preocupando (e me intrigando) o crescimento da extrema direita mundo afora e de discursos inflamados que não ficariam devendo em nada ao fascismo dos anos 1930, muitas vezes abertamente hostis à determinadas minorias. É possível que as pessoas tenham esquecido dos horrores que o fascismo realizou no período da segunda guerra mundial, a ponto de praticamente repetir o que falavam naquela época? Como chegamos até aqui?


Imagem gerada por Inteligência Artificial

Não é preciso muito raciocínio para ver que a desinformação espalhada via redes sociais e o crescimento de discursos de ódio propagadas pelos mesmos meios são um bom ponto de partida para responder à pergunta acima. Muitas informações são compartilhadas pelas pessoas sem que haja antes nenhuma pesquisa atenta para verificar se é um fato real através de meios confiáveis. Segundo atesta o site da versão brasileira das Nações Unidas, através da divulgação da campanha da organização para o combate a desinformação e discursos de ódio, hoje em dia é desafiador identificar o que é verdade e o que é mentira em redes sociais e até em certos sites e canais de notícia. Mentiras e ódio mobilizam mais as pessoas e as empresas donas destas redes sociais querem cada vez mais engajamento… soma-se a isto a falta de regulação das big techs e o fato de que muitas pessoas não sabem como filtrar as informações que recebem, acreditando em muita coisa que foi produzida no intuito de confundir, enganar e mobilizar a opinião pública. 


Pizzaria Comet Ping Pong em 2016, palco
do que ficou conhecido como Pizzagate

Um fato que exemplifica muito bem isto é o caso que ficou conhecido como “Pizzagate” ocorrido em Washington D.C., nos Estados Unidos. Uma teoria da conspiração se tornou famosa nas redes (principalmente no Reddit) durante as eleições presidenciais de 2016, colocando em dúvida várias instituições que estariam atuando criminosamente juntas, como a polícia de Washington, membros do Partido Democrata e restaurantes dos Estados Unidos, os acusando de um suposto tráfico humano e abuso sexual de menores. Um destes restaurantes que estariam supostamente envolvidos era a pizzaria Comet Ping Pong, em que tais crimes estariam ocorrendo no porão de seu restaurante. Pois eis que surge Edgar Maddison Welch, um homem de 28 anos da Carolina do Norte, acreditando que se tratava realmente de uma história verídica, decidiu ir pessoalmente (e armado) até o Comet Ping Pong e disparou três tiros no interior do restaurante, exigindo que o levassem até o porão para libertar as crianças prisioneiras. Pois teve uma grande surpresa ao descobrir que não havia crianças, nem mesmo porão e acabou sendo preso. O caso Pizzagate geralmente é considerado um predecessor da teoria da conspiração QAnon, outra maluquice espalhada pelas redes sociais, de extrema direita, que pregam que há uma espécie de seita de esquerda formada por satanistas, pedófilos e canibais, para a dominação mundial.


A revolução tecnológica pelo qual passamos agora já vem despertando minha atenção há algum tempo, principalmente quando noto os desdobramentos nos comportamentos das pessoas. Tenho a percepção muito clara que em muitos aspectos as pessoas parecem cada vez menos inteligentes, pensando menos no sentido das coisas, tendo dificuldades para interpretar qualquer coisa e, além de tudo isso, cada vez mais ansiosas, o que aumenta ainda mais a minha preocupação do que virá adiante. Tudo isso, de alguma forma, está incluído no sentido desta obra.


Referências Artísticas


"Fred" de Lucian Freud

Desde o começo, quando a ideia surgiu na mente, a essência do trabalho era mais ou menos como ficou no final. Alguns elementos foram mudando enquanto eu ia produzindo e tinha ideias de como torná-la mais interessante. Ao mesmo tempo que eu buscava uma inspiração mais para o lado da Pop Art, uma vez que eu trataria de um assunto tão atual, sobre produtos de consumo, eu também buscava algo bastante expressivo… a saída foi mesclar as duas influências: Pop Art e Expressionismo. O resultado foi o surgimento de um personagem pintado em relevo, espatulado em pintura rápida, com muita textura e caminhos de tinta bem marcados, na linha do que seria um personagem de Lucian Freud.


"Sopa de Macarrão Campbell"
de Andy Warhol

Para o fundo, busquei reproduzir as maiores marcas de redes sociais do mundo de uma forma bem realista, cuidadosa e bastante colorido, como se fossem os rótulos reproduzidos nos trabalhos de Andy Warhol, assim como as lentes dos óculos, como se fossem o fundo de um caleidoscópio. Nestes tempos de redes sociais, influencers e fama instantânea de vídeos virais, a citação atribuída a Andy Warhol que dizia que “no futuro, todos serão mundialmente famosos por 15 minutos” parece ser mais atual do que nunca e, de certa forma, combina muito bem com o tema desta pintura. Pesquisei pelas 30 maiores redes sociais do mundo e fui reproduzindo seus logotipos, com exceção de duas que incluí por minha conta… a Truth Social, rede social criada por Donald Trump após ele ter sido banido do antigo Twitter, para ter um lugar onde ele diz livremente o que bem entende, mas que não figura entre as maiores do mundo e o Chat GPT, produto da OpenAI que oferece um programa de inteligência artificial que interage de forma natural e coerente.


A Obra


No princípio, quando defini o que faria, pensei em fazer o personagem da mesma forma em que faria o fundo, num tom mais realista. Para o fundo, eu tinha pensado em fazer elementos de interação presentes na maioria das redes sociais, como botões de curtida, de compartilhamento, etc., mas enquanto ia produzindo, fui tendo ideias melhores e as mudanças foram ocorrendo. A ideia de fazer o personagem num estilo mais expressionista, ajudaria a traduzir em imagem a necessidade do usuário destes meios se expressarem e também, a própria forma com menos definição do homem seria como se a figura fosse incerta, irreal, distorcida da realidade, num contraste claro com o fundo realista. Surgiu também durante o processo a ideia de fazer a armação dos óculos em relevo e que foi um capítulo à parte. Pensei em fazer de diversas formas, fiz testes com outros materiais, mas acabei utilizando mesmo a tinta acrílica aplicada através da própria bisnaga.


Ao escolher fazer os logotipos das redes sociais, entendi que desta forma a mensagem que eu pretendia passar seria mais direta e clara. Se fosse apenas pelas imagens dos botões de interação, a mensagem poderia ficar muito subjetiva. A escolha em fazer estes logotipos em espaços triangulares foi por considerar que ajudaria a tornar a composição mais atrativa. Quando estes triângulos são combinados em seis partes, formam também um hexágono, que indiretamente nos lembra de uma colmeia de abelhas, que acaba sendo bastante conveniente, simbolicamente, considerando que os espaços combinados são como um enxame, mas de plataformas digitais.


No fim, o resultado me agradou bastante e eu acredito que a obra consegue atrair a atenção dos olhos dos observadores e, com sorte, pode estimular as pessoas a refletirem por um breve momento sobre tudo o que envolve as redes sociais, desinformação, alienação, viés de confirmação e percepção da realidade.


Imagens: Google , Arquivo Pessoal e OpenIA

------------------------------------------  /  /  ------------------------------------------


Referências bibliográficas:


HONNEF, Klaus. “Andy Warhol”; - Lisboa: Taschen, 2005.

SMEE, Sebastian. “Lucian Freud”; [tradução: Isabel Falcão]. – Lisboa: Taschen, 2008.

#PROMETOPAUSAR: COMBATA A DESINFORMAÇÃO NAS REDES SOCIAIS. In: NAÇÕES UNIDAS NO BRASIL. Brasília. 2024. Disponível em: <https://brasil.un.org/pt-br/240171-prometopausar-combata-desinforma%C3%A7%C3%A3o-nas-redes-sociais>. Acesso em 18 dez. 2024.

MÍDIAS SOCIAIS E JORNALISMO: OS PERIGOS DA DESINFORMAÇÃO. In: UFJF Notícias. Juiz de Fora. 2023. Disponível em: < https://www2.ufjf.br/noticias/2023/06/30/midias-sociais-e-jornalismo-os-perigos-da-desinformacao/>. Acesso em 18 dez. 2024

PIZZAGATE. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2024. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Pizzagate&oldid=67390948>. Acesso em: 29 jan. 2024.

QANON. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2024. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=QAnon&oldid=68045147>. Acesso em: 1 jun. 2024.

=======================================================

"Distorção de Realidade" by Eduardo Cambuí Junior is licensed under CC BY-ND 4.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será sempre bem-vindo. Assim que for possível, eu retorno! Não serão permitidos spams...