sexta-feira, 8 de agosto de 2008

- Passeio de Namorados -

Desenho em giz de cera, que foi o esboço para a pintura


Pra começar de verdade as postagens deste blog, escolhi este desenho. Ele foi feito com giz de cera e é um esboço para um mural que foi pintado numa praça na cidade de Macaúbas / BA, encomendado pela prefeitura. O serviço na verdade foi voluntário e envolveu alguns amigos artistas, com o governo municipal bancando as despesas para a produção das pinturas, como forma de divulgar uma associação de artistas que criamos nesta cidade. Esta é uma das duas pinturas que fiz. A outra, em breve eu a colocarei aqui.

Foto da pintura, na praça


A ideia principal é bem simples... um casal de namorados abraçados, num close bem próximo do abraço visto por trás dos personagens. Já que o objetivo principal é a decoração de uma praça, o que é mais comum num lugar assim do que um casal de namorados? O abraço da forma como é mostrado transmite uma impressão muito clara (e óbvia) de intimidade.

Um dos meus ex-alunos de pintura observando a obra (ou fingindo que está!)

Apesar de eu ser muito influenciado pelo trabalho dos mestres Edward Hooper e Edgard Degas, gosto muito das cores fortes da Pop Art e vou tentando mesclar tudo isso para chegar no meu próprio estilo, que considerando estas influências, nunca vai ser "próprio" de verdade. O resultado foi satisfatório, tanto no esboço quanto no mural, e acredito que as pessoas que viram o trabalho gostaram do resultado (pelo menos, não soube de reclamações). O ponto negativo da produção do mural foi a forma da própria praça, com pouquíssimas sombras e com o mural muito exposto a incidência solar, que como não poderia deixar de ser, fez com que as pinturas desbotassem com o tempo, ainda mais porque a equipe encarregada da prefeitura não se mobilizou para providenciar alguma proteção para as pinturas depois de prontas, como uma resina, por exemplo, que funcionaria como um verniz. Mas acho que valeu a pena!


Licença Creative Commons
Passeio de Namorados de Eduardo Cambuí Junior é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Vedada a criação de obras derivativas 3.0 Unported.

6 comentários:

  1. Olá, que surpresa boa, eis o artista que surgiu pra brilhar.
    Adoreiiiii tua arte, linda de mais. Parabéns pelo trabalho, pelo mural, belíssimo. Agora não saio mais deste lugar, virei tua fã
    Beijos grandes,
    Cris

    ResponderExcluir
  2. Olá Artista,
    fiz um desenho novo, quando tiver um tempo apareça lá.

    Beijos,
    Cris

    ResponderExcluir
  3. Apesar da incidência do sol, achei a pintura maravilhosa! Você é realmente um artista e deve dedicar-se à arte. E trabalho de mural é difícil, pois fica exposto. Você está de parabéns!
    Um beijo, Renata
    Ah! Pus a propaganda deste teu novo Blog no meu mais novo post. Conto com a sua presença lá. Acho que conhece o caminho. Espero que muitas pessoas cheguem lá e tenham a curiosidade de vir aqui.

    ResponderExcluir
  4. Vou incluir os Namorados no meu post para chamar gente.
    Bjs,

    ResponderExcluir
  5. Olha só "as feras" que encontro aqui? Estás começando com o pé direito...SUCESSO!!!

    ResponderExcluir
  6. O carinha tava fingindo.

    Muito legal esse lance de expor na praça, espero que uma hora dessas coloquem monitores gigantescos na praça em frente de casa, para que eu possa expor minhas pinturas digitais.

    abraços.

    ResponderExcluir

Seu comentário será sempre bem-vindo. Assim que for possível, eu retorno! Não serão permitidos spams...