sexta-feira, 6 de setembro de 2013

- As aventuras de Davi -

Acrílico sobre tela - 25 x 35 cm - 2013

Clique na imagem para ampliá-la
No dia 20 de agosto passado, finalmente nasceu meu filho (Davi) e desde então, estou debutando no time dos pais. Por conta dos meus dotes artísticos, logicamente acabou sobrando pra mim boa parte da decoração do quartinho dele (que acabou ficando ótimo, modéstia à parte), inclusive na confecção de algumas pequenas telas com motivos infantis, objeto do post de hoje e eu acho que ele aprovou (pelo menos a mãe, eu tenho certeza). Foram seis telas pequenas pintadas pensando num equilíbrio maior para o ambiente do garotão.

Clique na imagem para ampliá-la
Eu já tinha feito uma tela infantil antes há alguns anos (por encomenda), mas tinha sido uma cópia modificada de uma outra imagem... desta vez, tanto os personagens quanto os cenários foram criações minhas. A ideia principal foi pintar três telas em ambientes noturnos, com situações tendo o personagem principal (o garotinho) e três com cenas durante o dia com os personagens do enxoval (estes vão ficar para um futuro post). No final, acabamos deixando só as telas noturnas, por enquanto.


A ideia básica é quebrar um pouco o ritmo das cores que causou da parede branca junto dos móveis brancos e assim, com estas pequenas telas, sair da monotonia sem fugir muito das cores predominantes do quarto que é o branco e o azul marinho.

Como o motivo é o garotinho com um carrinho e um avião com expressões humanas (mais ou menos nos padrões feitos pela Disney), decidi que seria melhor, ao invés de repetir os personagens apenas mudando a cor do fundo, utilizar o garoto em situações diversas durante a noite. O garotinho acabou saindo com algumas características dos personagens da Turma da Mônica do Maurício de Souza, apesar de inicialmente não ser essa a minha intenção. Eu pretendia explorar um clima mais de fábula nas imagens, mas naquele momento não achei uma alternativa para partir para este lado... eu pretendia algo do tipo Pequeno Nemo, um personagem de histórias em quadrinhos de Winsor McCay. O personagem em questão faz parte das "Aventuras do Pequeno Nemo na Terra dos Sonhos" que contavam as fantásticas aventuras do garoto Nemo passados na terra dos sonhos até ele acordar na segurança do seu quarto e surgiu em 1905 em tirinhas no jornal New York Herald, destacando-se pelo capricho visual e a perspectiva que era aplicada, influenciando grandes nomes mais tarde, como por exemplo, o próprio Walt Disney. Mas enfim, acredito que a escolha que eu fiz também foi boa.

Clique na imagem para ampliá-la
Um elemento comum nas três pinturas é a imagem da lua, que em todos os casos eu fiz com branco, amarelo e branco iridescente, e as estrelas do céu que foram feitas também com esta última cor, o que deixou um brilho bem interessante. O resultado ficou muito bom nestas três telas e ficou dentro das expectativas (ainda bem!).


Licença Creative Commons
As Aventuras de Davi de Eduardo Cambuí Junior é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

3 comentários:

  1. Edu, que coisa mais fofa! e que maravilha, agora és papai, hein? PARABÉNS pra ti e pra mamãe, também! Ficaram lindas, as telas, nada como ter um papai artista. Que seja muito bem vindo, o Davi: com estrelas pra iluminar seus caminhos, com balões e navios para suas aventuras e desbravamentos de muitos mares!!!

    beijoss

    ResponderExcluir
  2. meu querido amigo...

    notaste que sou "meio desligado", não é?...
    quando li a notícia do nascimento do david, comentei com ivanete que este menino, o primogênito de ti, meu malcriado amigo, tem um pai exemplar e que muito feliz será...
    desejo a ti e tua esposa, toda a felicidade do mundo e ao pequeno david, que o amor, a inteligência e a sabedoria do pai sejam os exemplos para que ele cresça em paz, com muita saúde, tendo como guia o teu viver, eduardo...

    felicidades e
    beijos em teu agora não, mas no do pequeno coração do david...

    ResponderExcluir
  3. Own... que lindo!! Parabéns Edu, por seu talento e pelo Davi, tudo de bom p vcs! Bjo

    ResponderExcluir

Seu comentário será sempre bem-vindo. Assim que for possível, eu retorno! Não serão permitidos spams...